domingo, 1 de março de 2009

ROCK E MODA ANDAM JUNTOS?

Transcrevemos, a seguir, uma matéria interessante divulgada pelo colunista Kid Vinil, do Yahoo! Brasil, sobre a influência que o rock tem exercido na moda, ao longo da história:

Desde que começou na década de 50, o rock se consolidou como um estilo de vida. A moda sempre foi ditada pelos grupos e artistas do rock. Cada tribo tem seu padrão de comportamento relacionados ao que vestem. Isso vem influenciando gerações e criando cada vez mais dividendos que favorecem todos os envolvidos.

Não é de hoje que estilistas famosos se envolvem com rock e música pop. A moda punk foi criada por Vivienne Westwood, a grande dama da moda britânica. O frances Jean Paul Gaultier já vestiu diversos astros da música, dentre eles Madonna.
Recentemente o estilista Tommy Hilfiger se juntou a Marky Ramone, ex-baterista do Ramones, para criarem uma linha de roupas inspiradas na banda. Marky Ramone conhece Tommy Hilfiger há mais de 23 anos, desde que ele começou vendendo roupas usadas no porta-malas de seu carro. Foi a partir daí que ele construiu esse império Hilfiger, que a gente vê o logo estampado por toda parte. Segundo Marky Ramone, Tommy Hilfiger e seu irmão Andy eram freqüentadores do CBGB's, em Nova Iorque, e sempre curtiram rock.

Essa idéia de fazer uma grife dos Ramones surgiu em função da própria moda atualmente ter se adequado a um padrão setentista. As calças hoje não não mais aquelas baggys caindo na bunda, elas ficaram mais afuniladas e coladas no corpo, como os jeans que Joey Ramone usava no final da década de 70.
Da mesma forma, as camisetas ficaram mais curtinhas e justas no corpo. Daí veio a questão preço desses jeans, camisetas e as jaquetas iguais as dos Ramones. Normalmente uma peça de jeans de Tommy Hilfiger pode custar até 1 mil dólares, porém o acordo de Marky Ramone com o estilista é para que as calças sejam vendidas por no máximo 100 dólares e que o preço das camisetas não ultrapasse os 80 dólares, pois o público que vai consumir essa moda não tem poder aquisitivo pra comprar roupas da etiqueta Hilfiger. Por essa razão eles estão pensando em criar uma linha especial e batizá-la de “Rock Scene”.

No mais Marky Ramone está se apresentando pelos Estados Unidos com uma banda que só toca repertório dos Ramones e prepara um DVD sobre sua história e promete imagens ao vivo de uma de suas primeiras bandas, o Dust, uma cultuada banda de hard rock do final dos anos sessenta e inicio da década de 70, onde Marky Ramone, é claro, era o baterista.

Só pra completar, alguns tópicos interessantes sobre essa coisa da moda no rock. Hoje nós vivemos a era dos resgates, por exemplo, a linha de tênis da Converse “All Star”, um ícone desde a década de 50 e atravessando gerações. Na Inglaterra, um estilista dos anos sessenta chamado Fred Perry criou uma linha de camisetas pólo e sueters que vestiu desde The Who, nos anos sessenta, até o Oasis e Arctic Monkeys. Essas camisetas pólo são objetos do desejo de qualquer indie antenado que se preze.
No inicio dos anos noventa o americano Marc Ecko, um grafieteiro de Nova Iorque. começou a criar estampas para camisetas e a partir daí passou a vestir gente como Spike Lee e Chuck D. No universo do rap e do hip hop, seu estilo se concretizou e sua marca se tornou famosa mundialmente criando camisas, calças,cuecas,sapatos e hoje até moda feminina e ainda expandindo seus negócios agora para os cosméticos.

O resgate da moda punk a gente vê aí pelas ruas, nos cabelos arrepiados dos jovens, nos cintos de taxas e até mesmo na maquiagem dos emos. Em São Paulo, a galeria do rock, na rua 24 de maio, se tornou o centro da moda dos roqueiros. As lojinhas de discos cederam lugar às lojas de camisetas e acessórios. Quem não tem uma camiseta do Iron Maiden comprada na galeria do rock?

Data da publicação original: Seg, 09 Fev, 02h31.

Fonte: Yahoo! Notícias

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